Segurança

Habilitando a autenticação de duplo fator

259 views 15/03/2018 16/03/2018 admin 0

A autenticação de duplo fator é uma camada adicional de segurança criada para garantir que você seja a única pessoa que consiga acessar sua conta, mesmo que alguém saiba sua senha.

Com a autenticação de dois fatores, informar somente a senha não é mais suficiente para acessar a plataforma, e isso aprimora de maneira significativa a segurança, principalmente para pessoas com permissões mais amplas dentro da plataforma, como por exemplo, administradores, diretores e gerentes.

Com a autenticação de duplo fator ativa, o usuário irá informar além do usuário e senha, um código descartável que é gerado pelo aplicativo mobile Google Authenticator. Após habilitado, na próxima vez que o usuário efetuar login, serão apresentadas as instruções para a configuração obrigatória da geração do código descartável no aplicativo.

Ativando a autenticação duplo-fator

1. Como Administrador, acesse o menu Tecnologia > Administração > Autenticação Duplo Fator;

2. Em um cenário comum, a configuração de duplo fator é ativada para apenas alguns usuários. Neste caso, clique em `Configurar usuários`;

3. Pesquise pelos usuários que deseja ativar a autenticação de duplo fator e então marque a opção `Habilitado`;

Você pode pesquisar e ativar vários usuários.

4. Depois de habilitar para os usuários desejados, clique em Salvar.

Neste momento então será realizado a ativação da autenticação duplo fator para os usuários selecionados.

Primeiro login com autenticação duplo fator

O procedimento de login para os usuários com autenticação duplo fator é alterado, sendo necessário informar além do usuário e senha, um código descartável que é gerado pelo aplicativo mobile Google Authenticator. Porém, para obter o código descartável, o usuário, na primeira tentativa de login com autenticação duplo fator, terá que configurar o aplicativo Google Autenticator.

1) O usuário deve acessar a tela de login da plataforma;

2) Informar usuário e senha e clicar em Avançar;

3) O usuário deve clicar em `Solicitar e-mail de configuração`.

O usuário receberá um e-mail com as instruções de configuração. O conteúdo do e-mail pode ser customizado através do menu Tecnologia > Administração > Autenticação Duplo Fator, na seção `Configurações de e-mail`.

4) Recebendo o e-mail com as instruções de configuração, o usuário deve clicar no link identificado no e-mail para realizar a configuração;

5) O usuário deve efetuar o download o aplicativo Google Autenticator e então escanear o QRCode;

6) Em seguida, anotar o código exibido pelo aplicativo Google Autenticator;

7) E então informar na tela de configuração;

8) Deve exibir uma mensagem de autenticação de duplo fator configurada com sucesso.

9) Efetue login novamente na plataforma e agora será solicitado o código de verificação, o qual você obtém através do aplicativo Google Autenticator.

10) Basta informar o código e efetuar o login.

11) Pronto! O tutorial foi finalizado.

Este artigo foi útil para você?