Assinatura Eletrônica no GED

955 views 01/07/2021 14/01/2022 adriner-andrade 12

O que é Assinatura Eletrônica?

É um meio eletrônico que tem como premissa permitir a assinatura de documentos, de forma eletrônica, sem o uso de certificado digital. Em um documento assinado através do GED é possível encontrar informações que garantam a confiabilidade do fluxo de assinatura, contendo os dados da pessoa que está assinando e demais informações que atestam a segurança do processo.

A Senior informa que a ferramenta tem por objetivo assegurar que o fluxo de assinatura e/ou aprovações internas é válido, contudo, não tem a finalidade de assegurar a validade jurídica dos documentos.

Como funciona a assinatura Eletrônica do GED?

Através de um mecanismo de criptografia, utilizamos informações como: E-mail, IP, geolocalização (opcional), código de acesso, Nome completo e Telefone (opcional), Data, Hora, entre outras para compor nossa chave de verificação. O fluxo de assinatura possui ainda um mecanismo de duplo fator de autenticidade, que envia um código por e-mail no momento da assinatura.

 

E o que é possível assinar utilizando o GED?

Aí vão alguns exemplos de documentos que podem ser assinados utilizando o GED:

  • Aprovação de compra;
  • Instrumentos particulares (mediante concordância entre as Partes);
  • Declarações;
  • Notificações e correspondências em geral;
  • Propostas comerciais;
  • Demais aprovações dentro do sistema (para uso interno).

E o que eu não devo assinar?

Qualquer documento que necessite de exigência específica quanto ao meio ou à forma.

Prazo para assinatura

O documento encaminhado para assinatura deve ser assinado em 30 dias, caso contrário o documento expira e será necessário encaminhar novamente para a coleta da assinatura.

 

 

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