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# 2 semanas, 5 dias atrás

Olá Lucas, tudo bem?

A Senior tem o conhecimento de que, atualmente, a diferenciação das APIs públicas/privadas não está adequada e acaba gerando muitas dúvidas dos desenvolvedores externos.
Justamente por isso estamos pensando em uma forma de facilitar essa identificação e consumo. Uma delas é termos todas as APIs abaixo de um único endpoint, que será o api.senior.com.br. Esperamos em breve ter uma solução adequada e, quando a tivermos, iremos comunicar novamente sobre estas mudanças.

Quanto aos questionamentos:

– Uso das APIs por aplicações externas (projetos desenvolvidos por nós): Atualmente usamos as APIs identificadas na documentação como privadas, por exemplo a https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/platform/user/queries/getUser. Esse tipo de API é destinada apenas ao uso interno (ecossistema Senior X)?
Resposta: Recomendamos a utilização da “versão pública” da API sempre que esta estiver disponível. Neste caso, o ideal seria utilizar a versão cujo swagger está exposto neste endereço: https://api.xplatform.com.br/api-portal/pt-br/content/apis-senior. Note que o endpoint da versão pública acaba simplificando bastante:
http://api.senior.com.br/platform/user/getUser

Para nós desenvolvedores, o uso dessa API é incorreto?
Resposta: Não é incorreto, até mesmo porque não temos todas as APIs expostas abaixo da URL api.senior.com.br – pelo menos por enquanto. Este é um dos intuitos do trabalho que comentei no início, de unificar o local das APIs públicas e privadas. Quando isto ocorrer, há uma possibilidade (que ainda é pequena) da Senior rever a abertura da chamada de APIs externas diretamente para o endpoint da plataforma (platform.senior.com.br). Assim sendo, o ideal é que sempre que for possível, o desenvolvedor externo deveria optar pela versão pública da API.

– Uso do clientId nas requisições (APIs públicas): Já foi virada a chave?
Resposta: Ainda não. Isto deverá ocorrer de fato a partir de amanhã (06/05/22). Estamos dando um tempo extra pro pessoal conseguir se ajustar.

– Sobre o e-mail disponibilizado para dúvidas (ecossistema@senior.com.br), este tem rejeitado informando que não estamos cadastrados na lista de remetentes autorizados.
Resposta: Vamos verificar com o nosso time de infra. Assim que tiver um retorno, comento aqui.

Até mais.