Permissão de Menus

  • gsbarizao
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Criamos um usuário novo e atribuímos a um papel novo também, sem nenhuma permissão.
    Esse papel se refere aos usuários do departamento de Recursos Humanos, dessa forma, não queremos que sejam mostrados menus do ERP e outros sistemas, apenas o HCM.
    Ou ainda, mesmo que não seja possível ocultar o menu principal do ERP apenas para um papel, precisamos ocultar um sub menu que existe dentro do ERP. Este submenu da acesso ao ERP G5 através do Launcher, e não queremos que o usuários do RH tenham esse acesso.

    Percebemos que existe configuração para ocultar esse menu, porém o mesmo é ocultado da plataforma toda… precisamos disso por papel e não de forma global.

    Alguém sabe se é possível?

    Rafael
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Olá Guilherme.

    Os menus hoje já permitem permissão por papel, na verdade é por recurso, mas o papel é quem agrupa os recursos que um usuário tem permissão.

    Não ficou muito claro a forma como está escondendo ou não os menus. O modo para funcionar por papel é o seguinte:

    1) Cada menu possui um Recurso associado, por exemplo, o menu do ERP “Consulta de Clientes” exige permissão de “Consultar” sobre o Recurso “res://senior.com.br/erp_mer/icl_informacoescliente/consultar”. Os usuários que não tiverem este recurso associado a um papel ao qual pertence não irão ver este menu.

    2) Para identificar qual recurso cada menu está exigindo você pode:
    2.1) Se for um menu padrão da plataforma, ao acessar Tecnologia > Customização > Aplicativos você pode acessar os arquivos config.json de cada aplicativo para identificar qual Recurso cada um destes menus exigem. E então associar estes recursos aos papéis de seu interesse, para habilitar o acesso e visualização destes menus para cada usuário destes papéis. Exemplo: https://platform.senior.com.br/erp/config.json

    2.2) Se for um menu customizado, criado por você, nos detalhes de cada item de menu (Tela), tem um campo chamado Recurso, o qual é o recurso que você precisa associar aos papéis de interesse para os usuários que devem ou não visualizar este menu. O tutorial de customização https://dev.senior.com.br/documentacao/criando-um-menu-para-o-gestao-empresarial-erp-sapiens/definir-as-permissoes/ explica um pouco como é este processo.

    No caso do menu Launcher que comentou, o tutorial que citei acima pode ajudar no passo a passe de como efetuar esta configuração.

    Caso precise de mais informações ou mais alguma ajuda, nos informe para apoiarmos você neste processo.

    Att.

    Equipe Senior X

    gsbarizao
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Olá,

    Obrigado pelo retorno, mas ainda não consegui fazer o que preciso fazer.
    O menu que quero esconder não é personalizado…
    É o menu inteiro do ERP…
    Atualmente para esse usuário está aparecendo dentro do menu de ERP apenas um submenu, que está relacionado a este arquivo JSON: https://platform.senior.com.br/erpG5/ergG5senior.json
    Esse menu não foi criado por nós e não consta nos recursos para conceder ou não permissão, e também não aparecem na tela “Menu e Tela”.

    Quando acesso a tela de permissões, e escolho o papel deste usuário, todos os items que aparecem em “PERMISSÕES DO PAPEL” estão mostrando “0 / x”… ou seja, este papel não tem permissão para nenhum recurso.

    Rafael
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Olá Guilherme.

    Vou verificar junto à equipe de produto do ERP quanto a permissão deste menu.
    Os procedimentos que você realizou estão corretos e este menu não especificou uma permissão, ficando visível a todos os usuários.

    Assim que tiver uma resposta lhe aviso.

    Att.

    Equipe Senior X

    Rafael
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Como alternativa de solução, você pode esconder este item específico (config.json) em Aplicações e então criar um menu customizado para o Launcher. Esse config.json tem apenas um menu, com o objetivo de executar o Launcher.

    gsbarizao
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Certo, de qualquer forma, o menu (aplicativo) “Gestão Empresarial | ERP” eu não consigo esconder para um determinado usuário ou papel?

    Rafael
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Quando todos os sub-menus ficarem “escondidos” o menu principal também deverá ser escondido. Ou seja, se o agrupador principal não tiver qualquer menu a ser exibido dentro dele, ele próprio não será exibido também.

    gsbarizao
    Participante
    # 5 anos, 10 meses atrás

    Entendi… ótimo. obrigado.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)

You must be logged in to reply to this topic.