Atualmente na Senior X permitimos que o administrador de TI crie papéis e dê permissões para que um usuário possa ou não acessar um recurso. Este modelo entrega bastante autonomia para o cliente definir como cada um de seus colaboradores vai acessar o sistema ou não, contudo, não é flexível a ponto de permitir que a Senior em si proíba um cliente de utilizar uma determinada funcionalidade em específico.
Com essa necessidade, foi liberado no primeiro trimestre de 2019 o serviço de licenciamento que permitirá aos administradores da plataforma definir quais funcionalidades estarão habilitadas ou desabilitadas para cada tenant. O serviço de licenciamento não irá gerar arquivos de licenças criptografados, somente irá controlar bloqueios e desbloqueios de recursos no serviço de autorização. Por este motivo e o fato de possuir total acesso à plataforma, ainda não será possível bloquear tenants on-premise.
Ao bloquear um recurso, as verificações de permissão irão retornar falso, mesmo que o já tenha vinculado o recurso à algum papel, e durante a gestão de papéis e gestão de recursos, o mesmo irá ser apresentado como bloqueado.
Além disto, o serviço de licenciamento permitirá que usuários com a devida permissão e registro prévio no serviço, acompanhe através de notificações as alterações que ocorrerem no licenciamento dos clientes, contendo informações como: qual cliente sofreu alteração; o estado anterior e o estado atual do licenciamento. Todas as alterações também serão auditadas e um histórico poderá ser consultado.
–
Para mais informações acesse o Portal de Documentação
Até a próxima.