Customizações

Multitenancy

246 views 13/05/2020 13/05/2020 andre-rezende 0

O conceito de multitenancy foi desenvolvido para suportar múltiplos inquilinos (aliás, a tradução de tenant é inquilino).
Isso quer dizer que uma mesma instância de um software multitenant consegue atender a vários clientes (também designados como inquilinos) diferentes ao mesmo tempo.

A ideia é como de um prédio, no qual o mesmo prédio teria vários moradores por apartamento. O prédio seria o software e os apartamentos as informações de cada cliente.
Isso implica na facilidade de atualização do mesmo, quando atualizar um software a mesma versão será utilizada para todos os clientes, agilizando o processo de implantação, atualização e correções de bugs para todos que usufruem ao mesmo tempo.

Com relação a informação armazenada, cada cliente terá acesso somente aos seus dados. Restringindo e impedindo que um cliente acesse ou visualize o dados de outro cliente.

Abaixo uma ilustração de clientes acessando a mesma aplicação, porém interagindo somente com a informação da qual ele é proprietário.

Como funciona dentro da plataforma SeniorX?

Em posse do tenant, é criado um usuário que será associado a este tenant. Como exemplo temos, nome do tenantsenior”, nome domínio “senior.com.br” e usuário “andre“.
Ao entrar com o usuário associado ao inquilino na plataforma (andre@senior.com.br), as informações da base de dados do inquilino senior serão acessadas, segundo permissões configuradas ao usuário andre.
Em outras palavras, em uma forma simplificada, os usuários do inquilino senior estarão acessando para leitura e escrita somente o banco de dados do inquilino senior.

Este artigo foi útil para você?