Instalação

1. Validando os pré-requisitos

1337 views 12/03/2018 28/02/2019 admin 4

Pré-requisitos

Antes de iniciar a implantação do ambiente híbrido da plataforma é necessário atender os pré-requisitos de um ambiente híbrido descritos na documentação oficial.

A seguir é descrito um check-list de informações a serem validadas e anotadas antes de iniciar a implantação.

Check-list

1. Valide os pré-requisitos oficiais

Validar que o ambiente do cliente atende aos pré-requisitos descritos na documentação oficial;

A plataforma está em constante evolução, portanto é importante sempre verificar os pré-requisitos conforme a documentação oficial.

2. Anote o caminho do Java 8

Anote o caminho onde está instalado o Java 8;

O instalador G5 poderá solicitar este informação durante o processo de instalação.

EXEMPLO

C:\Program Files\Java\jre1.8.0_144
3. Anote as informações do Tenant

Anote as seguintes informações de cadastro do inquilino (tenant) fornecidas pela Senior TI no momento de criação do tenant.

  • o nome do inquilino;
  • o usuário administrador do inquilino na plataforma;
  • a senha do usuário administrador;

EXEMPLO

Nome do inquilino: meucliente
Usuário administrador: admin@meucliente.com.br
Senha: *******

Você irá utilizar estas informações para acessar a plataforma e parametrizá-la.

4. Anote o IP Fixo ou domínio

A nuvem precisa se comunicar com o ambiente do cliente no on-premise, sendo assim é necessário um IP Fixo ou um domínio registrado que identifique o servidor do cliente no on-premise.

EXEMPLO

IP Fixo: 200.12.54.58
ou
Domínio: servidor.meudominio.com.br

Você irá utilizar esta informação para indicar à nuvem da Senior onde está o servidor do cliente, permitindo assim que a comunicação possa ser estabelecida.

5. Anote as portas liberadas para comunicação

Conforme os pré-requisitos da documentação oficial, anote as portas que foram acordadas e liberadas pelo cliente, permitindo que a nuvem da Senior se comunique com o ambiente do cliente.

EXEMPLO:

HTTPS: 15671
AMQPS: 5671
6. Obtenha o certificado digital

A comunicação entre a nuvem e o ambiente do cliente ocorre através da internet, sendo importante que as informações trafegadas sejam criptografadas e seguras.

Para isto, é recomendado que o cliente forneça um conjunto de arquivos de certificados para o servidor ou domínio em questão, sendo que o certificado será registrado na nuvem da Senior para aceitar comunicação com o servidor do cliente de forma segura.

EXEMPLO:

ca.crt
meucliente.com.br.crt
meucliente.com.br.key
meucliente.com.br.pem
meucliente.com.br.rsakey

Caso o cliente não queira fornecer o certificado, pode-se utilizar o certificado fornecido pelo Suporte na criação do Tenant. Este certificado já está devidamente configurado para utilização.

7. Anote o endereço da pasta compartilhada

O instalador será executado a partir da pasta compartilhada do sistema, portanto, o servidor no qual será instalado os componentes da plataforma precisa ter acesso à pasta compartilhada.

EXEMPLO:

\\servidor\senior

A partir desta pasta, o instalador irá coletar informações necessárias para os componentes da plataforma, como por exemplo, acesso ao arquivo `senior.cfg`.

Próxima etapa: Instalando o RabbitMQ.

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