Processo de criação, configuração e consulta de tenants pela Sara suporte

Esse processo foi criado para facilitar as solicitações de tenants para o usuário solicitante e para a equipe DevOps. Antes dessa definição só existia um caminho, solicitar tenants, e por ele era solicitado a criação do tenant, configuração de produtos e não era possível saber se o tenant solicitado já existia ou não, gerando um trabalho extra tanto para a equipe DevOps, quanto para o solicitante.

O novo processo consiste em dividir a solicitação em três etapas, partindo do estágio zero.

Estágio zero: acesso e login

O acesso continua sendo através do link Sara – suporte e clicando em “Devops” após aparecer as informações de assuntos. O login é solicitado após escolher a opção desejada, deve ser utilizado o usuário de solicitante da Ellevo.

Tela do chat inicial da Sara, com o assunto Devops selecionado e os campos usuário e senha preenchidos.

Caso o usuário já esteja logado, em alguns casos irá aparecer a seguinte mensagem para prosseguir.

Confirmação para prosseguir logado.

Etapa 1: consultar informações de um tenant

Nessa etapa é possível consultar as informações de um tenant, afim de saber quais os tipos de autenticação, se está ativo, se está pronto para uso, informações de contato dos administradores do tenant e etc. Para consultar essas informações basta informar o domínio do tenant.

Formulário para consultar tenant.
Informações disponibilizadas ao consultar o tenant.

Etapa 2: solicitar a criação de um tenant

Etapa destinada a apenas entregar um tenant utilizável para o cliente/implantador. A solicitação consiste em chamar o Senior Digital que inicia a criação de um tenant e ao finalizar envia e-mail com os acessos para o cliente e implantador. Do contrário que era antes, nessa etapa não é mais possível solicitar as configurações de produtos.

A solicitação ocorre em duas partes, primeira parte é de identificar o tenant e a segunda consiste em informar os contatos de administradores e de configuração básica do tenant.

Na primeira parte é utilizado a identificação do tenant para checar se ele já não existe na plataforma, caso ele já exista, o formulário não deixa dar sequencia.

Primeira parte do formulário que checa a disponibilidade do domínio do tenant.
Segunda parte do formulário com as informações de contato.

Etapa 3: solicitar configuração de tenant

Fluxo destinado a apenas configurar os produtos no tenant, caso o tenant a ser configurado não exista o formulário bloqueia os campos e não deixa enviar a solicitação. A solicitação é enviada para a equipe Devops configurar os produtos.

O envio do formulário só fica disponível após selecionar pelo menos um produto e, caso solicitado, informar as configurações do produto em questão.

Formulário de solicitação de configuração com os produtos.

Para mais informações acesse o Portal de Documentação

Até a próxima.

Analista de qualidade da equipe de Arquitetura.

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