Descubra o que mudou com a Nova Central de Tarefas

A  Central de Tarefas é uma ferramenta indispensável para modelar e gerir fluxos, simples ou complexos. Crie formulários no padrão BPM ou web e anexe-os a uma etapa. Acompanhe e trate todos as requisições abertas pela ferramenta.

Nossa equipe está constantemente buscando e implementando soluções para que tornem a experiência do usuário mais amigável em todas as etapas da criação e gestão de processos.

A Central de Tarefas recebeu melhorias na versão 2.0, com novas funcionalidades e uma reformulação visual significativa. Inicialmente toda a etapa de execução de uma tarefa será mantida no ‘cockpit’ (versão tradicional) e esperamos tão logo liberar mais recursos para então substituí-la em definitivo pela mais nova Central de Tarefas.

A versão mais nova da Central de Tarefas foi disponibilizada em 27 de março de 2019.

Novidades

Acompanhe os lançamentos recentes no histórico de versões.

Tags de status

Todos os itens contam com etiquetas que facilitam a identificação do status atual de forma rápida.

Adicionamos as seguintes tags para identificar status rapidamente:

Representam tarefas/solicitações ainda não visualizadas
Execução do processo chegou no fim do fluxo
Fluxo iniciado
Expiração em formato time ago (exibe o tempo que a tarefa expirou ou expirará)
Cancelada manualmente

No filtro rápido “Todas”, as tarefas canceladas são preenchidas com um fundo cinza, para melhorar a identificação das mesmas em meio a listagem;

Ao utilizar um filtro rápido as tags de status não serão exibidas, por as tarefas/solicitações contarem com o mesmo status.

Filtros rápidos

Um menu com filtros rápidos auxilia na aplicação de predefinições dos filtros avançados, sem necessidade de ajustes através do painel de configurações.

Ao navegar pelo menu de tipos será aplicado um filtro rápido personalizado, por padrão serão exibidos itens com status Pendente ou Em andamento.

Menu de tipos: Tarefas, Tarefas em Espera, Solicitações ou Gestão

Ao lado direito de cada opção de filtro rápido são exibidas algumas informações:

  • Da quantidade de:
    • Tarefas pendentes e não lidas;
    • Solicitações em andamento e canceladas;

Cada aba de tipo possui filtros rápidos personalizados.

Tarefas
Tarefas em espera
Solicitações
Gestão

Tabela centralizada

Tarefas Tarefas em espera Solicitações Gestão
Em andamento Pendentes Em andamento Em andamento
Canceladas Não lidas Canceladas Canceladas
Encerradas Todas Encerradas Encerradas
Todas Todas Todas

Visualize e gerencie com facilidade

Anteriormente era necessário clicar em um item e, posteriormente, visitar a aba “Detalhes da tarefa” para conseguir verificar as informações referente a mesma. Com a Nova Central de Tarefas basta clicar no ícone expandir () e os detalhes, juntamente ao status serão exibidos, tudo isso sem sair da página.

Caso o painel de detalhes esteja aberto e o usuário clique em outro processo/solicitação a visão atual será automaticamente fechada. É possível visualizar detalhes apenas de um item por vez.

Atribuir responsável

Altere o usuário responsável atribuído de forma rápida. É possível buscar um usuário digitando por login, nome e/ou sobrenome. A pesquisa ocorre em tempo real, conforme as teclas são pressionadas.

Somente será possível utilizar esta funcionalidade no menu Gestão e para isto é necessário o usuário ter permissões do tipo.

Alterar data de expiração da tarefa

Para as tarefas com expiração é possível alterar a data, definindo-as como expiradas ou estendendo o período de vencimento. Com o item expandido, clique no ícone de calendário ao lado da data de expiração e selecione a nova data e hora.

Somente será possível utilizar esta funcionalidade no menu Gestão e para isto é necessário o usuário ter permissões do tipo.

Foto, nome e sobrenome nas listagens

Atendendo a demanda de clientes, passamos a exibir nome e sobrenome em vez do login e as listagens contam com fotos. Ao utilizar a função de atribuir responsável no menu gestão o login, nome e sobrenome são exibidos ao mesmo tempo, caso não exista nome e sobrenome para o usuário, apenas o login será utilizado.

Serviço de filtro

Novo filtro agrupador, permite agrupar tarefas por processo, data de expiração, data inicial, solicitante, variáveis de processo, categoria, além de outras opções de busca.

Abertura de Novas Solicitações

A tela para abertura de solicitação foi reformulada e integrada a Nova Central de Tarefas. Ao clicar no botão “Nova solicitação” basta digitar um termo ou categoria ao qual deseja iniciar um processo.

  • Os quatro processos com mais solicitações registradas serão exibidos por padrão;
  • É possível pesquisar por processo ou categoria a ser aberta a solicitação;
    • O ícone relacionado ao processo, nome da solicitação e categoria pertencente será exibido na listagem;

Dica: Utilize Ctrl + K ou Ctrl + E como atalho rápido.

Listagem de processos

  • A tela de listagem de processos foi atualizada de acordo com os padrões de design do sistema.
  • O painel destinado a criar novos processos recebeu atalhos:
    • Criar novo processo BPM em branco;
    • Para importação de processo a partir de um arquivo;

Ative ou desative processos

Edição de processos

A edição de processos conta agora com uma área de trabalho que centraliza os detalhes do mesmo.

Novidades na edição de processos

  • Atalhos de configurações específicas ao processo ou globais foram criados na área de trabalho;
  • A exportação de processos foi adicionada a área de trabalho;
  • É possível customizar processo através de ícones, que serão exibidos na listagem dos processos e ao iniciar uma solicitação;
  • As propriedades do processo são exibidas por padrão ao editar um processo;
  • O botão de variáveis do processo, anteriormente presente na tela de modelagem de fluxo passou a ser um atalho da área de trabalho.

Variáveis de processo

A tela de variáveis de processo foi replanejada e conta com novas funcionalidades. É possível buscar, criar, editar, excluir, definir visibilidade e reordenar variáveis.

Para evitar modificações indesejadas as alterações na tela somente serão salvas ao clicar no botão de ação primária “Salvar”, no canto superior direito.

Mais novidades

  • É possível utilizar a barra de busca para pesquisar por tarefas e solicitações;
    • O número identificador do item pode ser utilizado como termo de busca;
  • Atribua assuntos para determinada tarefa/solicitação com o campo destinado a assunto. Esta é uma informação opcional e no caso de não preenchimento os itens exibirão “Sem assunto” por padrão;
    • Assuntos são uma boa maneira de atribuir anotações internas ao responsável pelo gerenciamento, sendo mais uma forma de fornecer informações extras sobre o item em questão.
    • O campo assunto é privado e exibido apenas na Nova Central de Tarefas para o responsável pelo gerenciamento, ideal para anotações internas que facilitem a identificação do item.
  • Tarefas destinadas a um grupo ou papel foram movidas para um menu exclusivo, denominado Lista de Espera;
  • Foram criados menus individuais, um para tarefas e outro para solicitações, deixando de serem divididas por abas na mesma página;
  • A tela de gestão passou a integrar o menu da nova Central de Tarefas;
  • Botão de ajuda fixado na barra superior da aplicação. Acesse informações sobre como customizar, administrar e as novidades da Nova Central de Tarefas;

Dev frontend na equipe de Arquitetura, time de Plataforma, estudante de Ciência da Computação, nos tempos vagos jornalista e joga CS GO.

Leave A Comment