Regras e Extensão de Funcionalidades

Criação do Ambiente

421 views 22/11/2019 07/10/2021 lucas-schepers 0

O vídeo abaixo explica e demonstra passo a passo o processo de criação do ambiente. O restante do artigo apresenta a mesma explicação porém de forma textual.


O ambiente de customização da plataforma não vem configurado por padrão nos tenants e, por isso, para poder utilizá-lo é necessário primeiro criá-lo.

Como o SDK faz uso da IDE Cloud9, é necessário utilizar uma conta do provedor da AWS para utilizar o serviço. Por padrão a plataforma Senior X já está configurada com as chaves da conta de customização da Senior, mas é possível alterar essas configurações para utilizar outra conta caso ache necessário.

Para criar um ambiente de customização, basta navegar até a tela Tecnologia > Customizações > Configurar Ambiente > Gerenciar Acesso e clicar no botão Criar Ambiente destacado na imagem a seguir:

Estado inicial da criação de ambiente, quando ainda não há um ambiente criado
Ao clicar no botão, uma mensagem apresentando os termos de uso será apresentada e após aceitá-los, o processo será iniciado.

Este procedimento criará uma instância da IDE Cloud9 que você poderá acessar através do navegador para codificar suas regras de customização. Ao final do processo as credenciais de acesso à essa IDE da AWS serão enviadas para o e-mail do usuário conectado no momento da criação do ambiente.

Note que durante a criação é possível clicar no botão Atualizar Status para atualizar as informações em caso de demora, pois existem casos em que os passos podem levar entre 2 a 5 minutos para serem concluídos. No entanto, as informações são atualizadas automaticamente a cada 10 segundos.

estado da criação do ambiente durante criação
Em caso de alguma falha durante o processo, uma mensagem de erro será exibida e o botão Tentar novamente será habilitado. Basta clicar no mesmo para que o serviço tente configurar o ambiente novamente.

Estado da criação do ambiente em caso de falha
Quando o ambiente estiver completamente configurado o botão Abrir ambiente será habilitado, permitindo que você tenha acesso ao ambiente criado no Cloud9. Ao clicar no botão você será redirecionado para a tela de login da IDE, onde será necessário informar as credenciais recebidas por e-mail após a criação do ambiente. No primeiro acesso será solicitado que você crie uma nova senha que deve ser apenas sua. Ao conectar, a aparência da IDE será semelhante à da imagem abaixo:

Estado do ambiente após criação com sucesso
Em seguida, será necessário fazer apenas uma alteração no Cloud9.

Configurando o Cloud9

Ambientes do Cloud9 criados recentemente possuem a opção do AWS Toolkit habilitada por padrão. Por mais que essa configuração traga algumas funcionalidades interessantes, nenhuma delas é necessária para a customização das regras da plataforma e também dificultam a criação de novas customizações pela IDE, e portanto será necessário desabilitá-la. Para isso, basta abrir a guia “Preferências” através do ícone de engrenagem no canto superior direito, navegar até a seção “AWS Settings” no menu lateral esquerdo e desabilitar a opção “AWS Toolkit”, como mostrado na imagem a seguir:

Desabilitando o AWS Toolkit do Cloud9
Após isso a IDE será recarregada e retornará com o layout levemente diferente. Agora estará disponível no canto direito um menu cujo um dos ícones é um lambda, como mostrado na imagem abaixo. Ao clicar neste ícone abrirá um painel no qual, na aba “Local Functions”, será possível ver todas as funções (regras) criadas na IDE (no momento nenhuma). Logo abaixo terá uma aba “Remote Functions” apresentando uma mensagem dizendo que não foi possível carregar as funções remotas. Como o objetivo do Cloud9 é permitir a criação de regras na própria IDE, o acesso a funções remotas não é necessário e portanto essa aba não será necessária.

Menu lateral exibindo as funções locais
Com o ambiente criado e devidamente configurado, agora é possível seguir para a criação das regras de customização.

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