Em Junho será liberado pela Senior em produção o serviço Dataset.  O serviço foi desenvolvido para permitir construir e gerenciar consultas na base de relatórios do cliente com objetivo de extrair dados para gerar indicadores úteis para as empresas. Os dados podem ser utilizados no Analytics Studio para construção de indicadores, os quais permitem analisar as informações de forma visual.

Criando um novo Dataset

As telas referentes ao projeto de dataset podem ser acessadas via menu: Tecnologia > Administração > Dataset (Novo dataset/Gerenciar). Quando criar um dataset, será exibido duas formas de criação, com editor visual e sql.

Editor Visual

O modo criação do dataset no Editor visual é apresentada uma tela similar a que existe nas Visões Dinâmicas. A ideia é permitir que qualquer usuário construa consultas para gerar um dataset.

Dataset – Editor Visual

Editor SQL

Já para a criação no Editor SQL, o processo é indicado para profissionais com domínio técnico em SQL. Esta opção permite criar consultas mais elaboradas para a construção do dataset.

Dataset – Editor SQL

Onde são utilizados os dados do Dataset

Os dados resultantes da consulta do Dataset serão utilizados no projeto CMS para construção de widgets analytics que poderão ser utilizados em páginas na landing page. Os widgets analytics permitem criar gráficos para apresentação dos dados em forma visual.

Para mais informações acesse o Portal de Documentação

Até a próxima.

Analista de qualidade da equipe de Arquitetura.

3 Comments
  • gabriel.rissatti says:

    Boa tarde, poderia fornecer um dicionário de dados das tabelas? Assim como no G5 quando precisamos ‘entender’ uma coluna apertamos a tecla F8, no senior X é interessante ter este dicionário de dados.

    10/06/2019 at 16:40
    • Valmor dos Santos Junior says:

      Olá gabriel.rissatti, o dicionário de dados já existe, pode ser acessado através do menu Tecnologia > Customização > Relatórios > Metadados, ele foi criado primeiramente para as Visões Dinâmicas e Relatórios, agora serve para o Dataset também.

      11/06/2019 at 06:48
  • gabriel.rissatti says:

    Bom dia, muito obrigado pela resposta, gerei uma fonte de dados e exibiu via metadados, se aos poucos o campo “Descrição” de cada tabela for preenchido vai nos ajudar muito, pois assim teremos detalhes de que cada tabela armazena.

    18/06/2019 at 11:28
Leave A Comment