Bot Factory

Construção de diálogos

131 views 18/04/2019 22/04/2019 ftomaz 1

Montar um diálogo no Botfactory se resume na criação de uma estrutura de árvore com perguntas e respostas classificadas por assuntos. A árvore construída determina a forma que o bot direcionará a conversa com o usuário.

Antes de iniciar o processo de criação do bot é importante alinhar alguns conceitos usados na construção do diálogo:

  • Assunto: um tema sobre a qual a conversa entre o chatbot e o humano está sendo desenvolvida. Por exemplo: benefícios, férias, carreira. Uma assunto pode ser estar dentro de outro assunto. Neste caso seria um sub-assunto, no caso de benefícios poderiam compor os assuntos: plano de saúde, vale alimentação e previdência;
  • Variação: uma forma de diferenciar uma conversa dentro de um mesmo assunto. No exemplo de assunto carência de um plano de saúde, dependendo da variação perguntada podem ter respostas diferentes. Se for gripe não tem carência, se for parto será 6 meses;
  • Mensagem de Imprevisto: um nó especial da árvore utilizado quando nenhuma resposta está associada a pergunta do usuário. Normalmente usamos uma resposta textual como por exemplo: “Desculpe, não entendi sua pergunta, você poderia reformular a frase?”.

Tela de Construção do Bot

A tela para construção de bot é composta por três importantes áreas de operações:

  • Construção do diálogo;
  • Ações;
  • Testes.

Na construção do diálogo o desenvolvedor dos bots montará a árvore de diálogo informando os assuntos e variações da conversa. Em cada um dos nós das árvores serão informadas as mensagens do usuário e as respostas do bot que podem ser desde textos até imagens e links. No nó de bem-vindo é apresentada uma mensagem de boas-vindas ao usuário do bot. No nó de mensagem de imprevisto descrevemos exceções quando o bot não consegue responder a uma pergunta do usuário.

Após o desenvolvimento do bot podemos tornar algumas operações tais como exclusão, treinamento ou incorporar ao site. Para ter acesso a esses itens basta clicar no botão ações, que fica no canto superior direito.

A medida que os assuntos são concluídos precisamos fazer testes da conversa. Essa opção pode ser efetuada em momento de desenvolvimento clicando no ícone no canto inferior da tela de edição ().

Quando editamos um assunto, existem dois aspectos importantes para configurar: as mensagens de usuário e a resposta do bot.

No caso da mensagem de usuário, devemos informar um conjunto de frases que supostamente utilizará para obter informações sobre um determinado assunto. Não existe uma quantidade ideal de mensagens por assunto, mas é importante que a quantidade de assuntos seja equilibrada entre os demais assuntos da árvore. Cada diálogo tem sua particularidade, um número reduzido de mensagens afetará diretamente a taxa de confiabilidade, o mínimo recomendável é de cinco mensagens por assunto.

A configuração da resposta dará o retorno ao usuário quando um assunto for detectado pelo bot. As respostas podem ser simples textos, botões de respostas rápidas, imagens, galerias e cards. A imagem a seguir descreve uma resposta do bot utilizando uma galeria de imagens apresentando os tipos de planos, com a possibilidade de direcionar para um site externo.

Ainda dentro da resposta do bot, segue uma explicação mais detalhada de cada item:

  • Texto: A resposta é formada por uma frase textual, que pode ser formatada em negrito, itálico, sublinhado, opções de tamanho, cores. É possível adicionar links e algumas variáveis:
    • ${bot_name} – substitui texto pelo nome do bot atual;
    • ${bot_description} – descrição do bot;
    • ${last_message} – última mensagem enviada pelo usuário.
  • Respostas rápidas: Nesta forma de resposta são apresentados botões com a possibilidade de informar um rótulo e a resposta.
    • Rótulo: texto apresentado pelo botão;
    • Resposta: texto a ser digitado após o botão ser clicado.
  • Imagem: Permite a inclusão de imagens. As imagens devem ter seu endereço público para acesso aos usuários do bot. O desenvolvedor irá informar a URL da imagem e a ação a ser realizada no clique, podendo redirecionar para um site externo ou uma resposta do usuário em forma de texto para continuação da conversa.
  • Card: apresenta um cartão com uma imagem, título, descrição (opcional) e botão para redirecionar para um site externo ou responder para o bot (opcional).
  • Galeria: Apresenta como resposta um conjunto de cards em forma de carousel (lado a lado).
  • Ir para…: único item sem um comportamento visual. Realiza o direcionamento lógico para outro nó da árvore. É possível utilizar em conjunto com outros itens para dar uma resposta e mudar o contexto para outro assunto.

Testando o Bot

A medida que vamos construindo nosso bot podemos ir fazendo os testes de validação do diálogo. Para isso basta clicar no ícone do bot no final da página () a qualquer momento e ir testando até obter uma boa acurácia.

 

 

 

Este artigo foi útil para você?