Google Assistant (Beta)

Diálogo

134 views 24/03/2020 14/10/2020 tiagoboeing 0

O primeiro passo para construção de um diálogo é a identificação do foco do bot:

  • A conversação será baseada no Google Assistant (celulares e tablets, pelo aplicativo) ou para o Google Home (dispositivo)?

No caso do Google Home, o retorno de voz deve conter instruções quanto aos passos posteriores do usuário. Como não há interface o recomendado é orientar o bot a pronunciar as opções. Ex.: Olá, diga uma das opções para prosseguir: Escolher assunto ou O que você pode fazer.

Tempo limite de serviços customizados

Na construção de bots que utilizam serviços externos (APIs) a resposta não deve demorar mais que 4.75 segundos, caso contrário a Sara Senior Google Assistant retornará uma mensagem informando que o serviço não respondeu dentro do tempo limite. Tal proteção foi adicionada devido às exigências do Google Assistant, onde um webhook não deve demorar mais que 5 segundos para fornecer a resposta, caso isto ocorra o mesmo desconectará da aplicação. Neste tempo considere de 2 ~ 3.5 segundos, sendo que existe a latência dos serviços envolvidos na conversação. (Sara Senior Google Assistant, BotFactory e o serviço customizado)

Intermediação da conversação

Existem momentos do diálogo em que a conversa ocorrerá com a Sara Senior e outros ela apenas intermediará a conexão com o BotFactory. Conseguir identificar este cenário é fundamental para diagnosticar possíveis erros na construção de um bot no BotFactory.

  • Barra cinza à esquerda: Sara Senior (Google Assistant)
  • Barra azul: BotFactory

Na conversa de exemplo temos uma conversação em que é possível visualizar a conexão e saída do BotFactory. Perceba que no momento em que o usuário informa o assunto que deseja conversar o BotFactory responde com a resposta do nó inicial (Bem-vindo). Na sequência o botão Trocar assunto é acionado, fazendo com que a conversação retorne à Sara Senior e os assuntos disponíveis sejam listados novamente.

Para ver as funcionalidades disponíveis assim que iniciar a conversação diga “O que você pode fazer?”.

Leia também

 

Este artigo foi útil para você?