Google Assistant (Beta)

Boas práticas

86 views 25/03/2020 25/03/2020 tiagoboeing 0

A Sara Senior segue as boas práticas do Design Guidelines do Google Assistant. Os bots criados no BotFactory e que serão disponibilizados para utilização na Sara Senior Google Assistant devem seguir as mesmas recomendações.

Sara Senior x BotFactory

A API da Sara Senior intermedeia o diálogo via Google Assistant, após detectar que o usuário clicou em um assunto a conexão com o BotFactory é realizada e a partir deste ponto as respostas definidas pelo customizador/administrador de TI serão utilizadas até que o usuário mude de assunto clicando em “Trocar assunto” ou saia da conversa.

Todas as respostas anteriores à conexão com determinado bot do BotFactory são imutáveis. Perceba na imagem o momento em que a conexão é realizada e o customizador passa a ter controle das respostas (barra azul).

Palavras reservadas

Por padrão o Google Assistant e a Sara Senior reservam algumas palavras e frases, isto significa que mesmo que seu bot tenha as mesmas em frases de treinamento elas serão ignoradas.

Seu bot não deve tentar capturar as seguintes palavras/frases:

  • Sair
  • Cancelar
  • Deixa pra lá
  • Pare
  • Adeus, Tchau, Bye, Até mais
  • Trocar assunto, Trocar de assunto, Quero trocar de assunto, Listar assuntos

Leia mais na documentação oficial do Google Assistant.

Crie um nó ajuda no seu bot

Seu bot deve conter um nó de ajuda contendo a palavra “Ajuda” na seção frase de treinamento do BotFactory. Ao elaborar uma resposta considere frases curtas, visto que no caso do Google Assistant o usuário terá interagido com o fluxo já existente até chegar em um determinado assunto (bot do BotFactory). Seja objetivo, evite frases longas, isto fará com que o Assistant fique falando durante muito tempo no caso do retorno de voz e acaba tornando o diálogo cansativo. No nó ajuda dê exemplos de frases que seu bot reconhece para o usuário saber o que poderá perguntar.

Ao modelar um fluxo de conversação no BotFactory é recomendado que seu bot contenha um nó capaz de oferecer ajuda ao usuário. Por padrão assim que conectado em determinado assunto a Sara Senior adicionará a sugestão “ajuda” logo abaixo e a mensagem será enviada ao seu bot caso o usuário clique.

Boas frases:

  • Me pergunta sobre: “minhas despesas”, “faturamento do dia”  ou “contas a pagar hoje”
  • Posso te responder sobre férias. Ex.: “Tenho férias agendadas este ano?”

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