Bot Factory

Treinamento do bot

112 views 18/04/2019 13/05/2019 ftomaz 0

Para um bot de qualidade é fundamental realizar seu treinamento. Esta atividade consiste em fazer com que o bot “aprenda” com as entradas de dados inválidas ou desconhecidas. Nesta etapa devemos ignorar perguntas ou direcionar para os assuntos desejados, de acordo com o contexto da conversa.

No contexto abaixo, em um diálogo sobre plano de saúde o bot Saulo não conseguiu responder a pergunta do usuário “Como funciona a hospedagem”, respondendo com uma mensagem de imprevisto, predefinida durante a configuração. Isto ocorre devido aos assuntos definidos durante a construção do diálogo não se encaixam na frase formulada pelo usuário.

Entendendo como treinar o bot

Sempre que as perguntas do usuário não são respondidas com bom nível de confiança, o BotFactory armazenará essas questões para que o administrador do bot possa realizar um treinamento posteriormente com o objetivo de torná-lo mais eficaz e ajudá-lo a lidar com o maior número de perguntas.

Abaixo, o item 1 descreve a frase a ser tratada e o item 2 as ações que podem ser tomadas. O administrador do bot pode ignorar a frase no caso dela não fazer sentido para o contexto ou realizar o treinamento.

Optando por treinar o bot, será exibida uma tela que permite escolher o assunto ao qual a mensagem trata. “Como funciona a hospedagem?” se encaixa no contexto do diálogo, neste caso devemos escolher o assunto “Tipos de acomodação”. Após aplicado o treinamento o bot passará a responder corretamente essa pergunta.

Volte para tela de construção de diálogo para testar a conversa novamente e verificar se o bot consegue responder a questão treinada nesta etapa.

 

 

 

 

Este artigo foi útil para você?