BPM

Configuração envio de notificações por e-mail

698 views 29/10/2019 14/09/2020 daniel-malaquias 2

Para que o envio das notificações de e-mail sejam executadas corretamente, existem algumas configurações que devem ser verificadas para que a funcionalidade seja executada. Verifique os passos abaixo e valide se todos estão devidamente configurados.

 

CONFIGURAÇÕES DE SMTP DA PLATAFORMA

Valide para que as configurações de SMTP tenham sido corretamente inseridas na plataforma para o Tenant utilizado.

Para verificar a configuração referentes ao SMTP do ambiente, realize o seguinte acesso:

  • Acesse a plataforma Senior X, e acesse o menu Tecnologia > Configuração > Por Tenant

 

  • Na parte inferior da tela, na sessão de Domínios e Serviços utilize o filtro de domínios e busque por “Platform”
  • Depois que o sistema retornar todos os serviços do domínio, no campo de filtro de serviços, busque por “Workflow”
  • Clique no botão “Editar” do serviço “Workflow” e dentro da tela de Propriedades clique na aba “Sistema”

 

 

  • Valide e/ou preencha corretamente os dados referentes ao seu servidor de SMTP utilizado para o envio de e-mail.

Obs: A configuração da imagem acima (Clique sobre a imagem para ampliar) é a configuração padrão utilizando o SMTP Senior. Caso não haja nenhum bloqueio de firewall e/ou outro bloqueio na rede interna, a configuração acima deverá funcionar. O campo “Sender email adress” e “Email do remetente do Workflow” devem ser obrigatoriamente preenchidos.

 

VERIFICAR E-MAILS CADASTRADOS PARA OS USUÁRIOS QUE IRÃO RECEBER AS NOTIFICAÇÕES

Valide se todos os usuários que irão receber as notificações pelo e-mail estão com os endereços cadastrados na Plataforma

  • Acesse Menu Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários
  • Busque pelos cadastros dos usuários que irão receber as notificações e verifique se os mesmos estão com os endereços de e-mails cadastrados na plataforma

 

  • Caso o campo de e-mail esteja em branco, clique sobre o login do usuário para alteração dos dados.
  • Dentro da tela de edição dos registros, preencha o endereço corretamente, role até o final da tela de edição e clique no botão “Salvar” para persistir as informações alteradas.

 

CONFIGURAÇÃO DAS PREFERÊNCIAS DAS NOTIFICAÇÕES

Valide se as opções para envio de e-mail estão habilitadas.

Acesse Menu Senior X > BPM > Configurações > Preferências das Notificações
Verificar o nome do Processo o qual quer realizar a configuração

Verificar se as Opções para envio de E-mail estão marcadas para os Eventos os quais irá desejar que seja enviada a notificação

 

CONFIGURAÇÃO DE ENVIO DE NOTIFICAÇÃO DE E-MAILS PERSONALIZADOS

Por padrão, o e-mail sempre será enviado para o solicitante, mas é possível realizar o cadastro de endereços adicionais para recebimento das notificações.

Dentro do fluxo do processo, basta selecionar a etapa que deseja que a notificação seja enviada, e clicar na opção “Notificações > Personalizar notificações” no menu lateral direto do editor de fluxos.

 

Sobre as formas de configuração das notificações, os tipos de eventos que podem ser criados e como utilizar os PlaceHolders para envio de informações adicionais dentro das notificações veja sobre a Documentação – Notificações Personalizadas do DevSenior

Você deve marcar a opção para utilizar a notificação personalizada caso queira que o e-mail seja enviado para os contatos adicionais e usuário solicitante da forma como está configurado. Lembrando de marcar qual o Assunto quer que seja enviado para a caixa de entrada dos contatos.

 

O campo “CC” é utilizado para adicionar os endereços adicionais que se deseja enviar as notificações na etapa do Processo. Se adicionado mais de um endereço, devem ser separados por ponto e vírgula (;)

 

E por fim, no campo de texto deve-se inserir o texto que deseja que os responsáveis cadastrados no campo CC e o solicitante recebam naquele evento. Aqui pode-se também incluir os PlaceHolders disponíveis para aquele evento.

Este artigo foi útil para você?