BPM

Visibilidade das variáveis

327 views 08/05/2020 14/08/2020 adriner-andrade 0

Essa configuração é utilizada para definir uma política de visualização das variáveis de um processo para os participantes de uma solicitação. É importante ressaltar que para processos ECM, por exemplo, as variáveis estão intimamente ligadas com os campos do formulário. Já em processos Interface Web essa relação nem sempre é verdadeira pois depende da implementação de cada formulário.

1 – Visível somente as que participou (Em beta)

  • Configuração disponível apenas para Processos ECM.

O participante da solicitação somente visualizará as variáveis que em alguma das tarefas da solicitação ele pôde visualizar. A configuração utilizada para esse controle será a mesma realizada na modelagem do processo, mais especificamente a propriedade “Oculto” na configuração dos campos de uma tarefa.

Importante: Essa configuração não considera as definições de visibilidade via regras do formulário.

Como exemplo podemos imaginar o seguinte cenário, com três tarefas: t1, t2 e t3, possuindo três variáveis: campo_1, campo_2 e campo_3.
A tabela indica a visibilidade de cada campo em cada etapa:

t1 t2 t3
campo_1 X
campo_2 X X
campo_3 X

Imagine agora, que temos dois usuários: u1 e u2. A tabela abaixo representa a participação dos usuários em cada tarefa de uma determinada solicitação:

t1 t2 t3
u1 X X
u2 X

A visualização de cada usuário para cada variável ao término da solicitação, fica conforme a tabela a seguir:

u1 u2
campo_1 X
campo_2 X X
campo_3 X

Importante: O solicitante também respeitará essas definições, não sendo necessário nenhum tipo de configuração adicional.

Dica: Caso queira que o usuário nunca interaja com um campo, mas possa ver ao final da solicitação, procure desabilitá-lo ao invés de ocultá-lo. Se não atender, tente torná-lo não visível através de regras.

Podemos dizer que esta configuração é um nível intermediário entre “Nunca visível” e “Sempre visível”.

2 – Nunca visível

Os participantes da solicitação, com exceção do solicitante, não poderão abrir e visualizar os detalhes da tarefa após tratá-la pela Central de Tarefas. Para o solicitante especificamente podem ser definidas quais variáveis serão permitidas visualizar ao marcar/desmarcar o campo “SOLICITAÇÕES” na tela de “Variáveis do processo” acessível através das configurações do processo.

3 – Sempre visível

Os participantes da solicitação com exceção do solicitante, poderão abrir e visualizar todos os detalhes da tarefa tratada sem restrições. Para o solicitante especificamente podem ser definidas quais variáveis serão permitidas visualizar ao marcar/desmarcar o campo “SOLICITAÇÕES” na tela de “Variáveis do processo” acessível através das configurações do processo.

Observação:

  • Caso o usuário seja coordenador do processo, ele terá permissão para visualizar todas as variáveis, independente da configuração.

Compatibilidade:

  • A visibilidade dos detalhes da tarefa antes era definida através da propriedade “Permite visualizar detalhes das tarefas tratadas”, representada abaixo:

                   

           Essa configuração (“Permite visualizar detalhes das tarefas tratadas”) foi transformada em uma lista, sendo a sua configuração anterior equivalente às seguintes opções:

  • Quando habilitada Sempre visível.
  • Quando desabilitada → Nunca visível.

Este artigo foi útil para você?