BPM

Mecanismo de atribuição

939 views 25/01/2018 05/10/2018 marcio-poffo 7

Mecanismo de atribuição é o nome dado para o recurso que trata os responsáveis das tarefas. Esse recurso disponibiliza várias formas de se definir o responsável.

Cada mecanismo de atribuição tem uma configuração e comportamento diferente.

São elas:

Usuário

Permite definir um usuário ou uma lista que poderão ser selecionados na tarefa anterior para enviar a tarefa.

Exemplo uma solicitação de viagem, que é enviada para uma etapa de aprovação do gerente. Podemos definir o gerente + a assistente do gerente como possíveis aprovadores. Nesse caso o solicitante poderá selecionar para qual dos dois deseja encaminhar.

Usuários do papel

Permite definir um papel responsável pela tarefa. Nesse caso na tarefa anterior, o usuário poderá selecionar qualquer pessoa pertencente ao papel informado para enviar a tarefa.

Usuários do grupo

Permite definir um grupo responsável pela tarefa. Nesse caso na tarefa anterior, o usuário poderá selecionar qualquer pessoa pertencente ao grupo informado para enviar a tarefa.

Papel

Similar ao usuários do papel, a diferença é que na tarefa anterior não se seleciona um usuário pertencente ao papel. A pendência irá para todos os usuários do papel definido. A partir do momento que um usuário “assumir” a tarefa, a mesma não será mais acessível para os outros.

Grupo

Similar ao usuários do grupo, a diferença é que na tarefa anterior não se seleciona um usuário pertencente ao grupo. A pendência irá para todos os usuários do grupo definido. A partir do momento que um usuário “assumir” a tarefa, a mesma não será mais acessível para os outros.

Associação

Permite fazer uma combinação dos mecanismos usuários do papel e usuários do grupo. É possível combinar inclusive vários papeis e vários grupos.

Usuário solicitante

Dispensa imagem. Define que o responsável da tarefa é o usuário que iniciou a solicitação.

Grupo padrão do solicitante

Para cada usuário é possível definir um grupo (exclusivamente um grupo). Esse mecanismo se comporta similar ao Papel e Grupo, a pendência cairá para todos os usuários pertencentes ao grupo do solicitante e apenas um poderá assumir. Esse mecanismo é recomendado o uso apenas dentro do mecanismo de atribuição.

Variável do processo

Permite que o responsável da tarefa seja definida a partir de uma variável. Essa variável pode ser um campo do formulário que pode ser informada pelo usuário, ou um campo alimentado por um serviço externo.

Customizado

Permite configurar diretamente um serviço externo como responsável por definir os responsáveis. O serviço pode retornar um ou vários responsáveis. É possível enviar parâmetros de forma fixa ou ainda usar variáveis do processo. O campo chave é o atributo do serviço e o valor é o dado fixo ou uma variável do processo. O serviço deve retornar uma String ou Array JSON com a lista de responsáveis.

 

Este artigo foi útil para você?