BPM

CRUD para Formulários ECM nas Páginas e Landing Pages

170 views 30/06/2021 02/08/2021 adriner-andrade 2

É possível configurar um Formulário ECM para ser gerenciado em uma Página ou Landing Page da plataforma. Isso permite que uma entidade seja criada e gerenciada diretamente pela plataforma.

Ativação da funcionalidade

Para ativar a funcionalidade para o seu tenant, solicite através do componente de ajuda disponível na central de tarefas.

Configurando um Formulário ECM para estar acessível a uma Página da Senior X

Crie ou escolha um formulário através do menu Senior X Platform > BPM > Configurações > Formulários, e habilite a opção “Permite uso Externo?”. Essa opção fará com que o formulário fique disponível para ser utilizado em uma Página customizável da Senior X.

Após realizar essa configuração, escolha quais os campos aparecerão na listagem. Para isso, abra a configuração do campo e selecione a opção “Exibir na listagem de registros”. Essa opção não estará disponível para campos do tipo Texto Longo, Link e Anexo.  É necessário escolher ao menos um campo para a listagem e no máximo 5 campos, caso contrário, não será possível salvar o formulário.

Após salvar o formulário, acesse o menu do Páginas através de Tecnologia > Customização > Páginas > Nova Página. Para mais detalhes sobre as páginas da plataforma, acesse a documentação. Clique em adicionar um componente e então vá até a aba formulário e selecione o formulário criado.

Agora basta salvar a página e acessá-la para interagir com o formulário, visualizando, editando, criando e excluindo registros. Para acessar a página, é possível configurá-la em uma Landing Page, ou então clicar no botão “Visualizar” disponível dentro da painel de edição. É importante lembrar, que por ser uma página, o formulário é apenas um componente e você pode customizá-la da maneira que quiser.

Alguns pontos importantes

  • Os formulários possuem um limite de 2000 caracteres para campos do Texto, Link  e Lista.
  • Os formulários possuem um limite de 4500 caracteres para campos do tipo Texto Longo.
  • Verifique se não existem integrações e aplicações que utilizam seu formulário antes de o expor para um gerenciamento externo.
    Caso um formulário já esteja integrado em outra ferramenta (Ex: Processo BPM), alterar os dados de um registro gerenciado pelo recurso origem pode resultar em inconsistências.

 

 

Este artigo foi útil para você?