BPM

Saúde dos processos

370 views 17/03/2020 14/09/2020 lucas-reichert 2

O BPM permite a integração com com serviços externos em determinadas etapas de um processo, porém qualquer problema na execução destes serviços refletirá diretamente no fluxo de um processo.

Para facilitar a visualização dos processos em que mais problemas relacionados aos serviços externos são detectados, criamos uma nova funcionalidade que lista os eventos em que ocorreram mais problemas, a ordenação é por data (da mais recente para a mais antiga). Na listagem de processos (menu Processos) haverá um ícone indicando a saúde do processo, onde:

  • Há eventos que necessitam atenção e foram registrados nos últimos 7 dias, ou seja, chamada de serviços que não resultaram em sucesso;
  •   Indica que todas as chamas dos últimos 7 dias foram realizadas com sucesso e o processo está saudável.

Clicando sobre o ícone ou acessando através do botão ações > eventos é possível visualizar os eventos de um processo. A listagem conterá os eventos ocorridos nos últimos 7 dias ordenados com base nos mais recentes para os mais antigos. Cada evento terá as seguintes propriedades:

  • Nome: nome do serviço que ocorreu o problema;
  • Url: a url que foi chamada;
  • Data do evento: data e hora da ocorrência.
  • Tipo do Evento: tipo para melhor identificar a origem do problema.

Clicando sobre o evento o mesmo será expandido e exibirá a mensagem retornada do serviço externo para que seja possível diagnosticar o problema com maior facilidade.

 

Este artigo foi útil para você?