BPM

Notificações Agrupadas (Beta)

577 views 07/01/2020 14/09/2020 lucas-reichert 5

A configuração de rotinas de notificações agrupadas têm por objetivo notificar todas as pendências do usuário em uma única mensagem.

Configuração de grupos de usuários

Para utilizar a rotina de notificações agrupadas, é necessário definir os grupos de usuários primeiramente — que podem ser configurados no seguinte menu da Plataforma SeniorX:

Tecnologia > Administração > Gestão de Grupos

O menu estará acessível caso o usuário tenha o papel administrador ou o recurso usermanager/grupo.

É possível criar um novo grupo ou editar um já existente. A rotina se baseia em vincular um ou mais usuários em determinado grupo (previamente cadastrado), facilitando as configurações posteriores.

Selecionar processo

Antes de configurar as notificações agrupadas é necessário selecionar um processo a ser configurado. A seleção do processo está acessível através do menu:

BPM > Configurações > Preferências das notificações

Após a seleção basta acessar a opção Configurar notificações agrupadas, como mostrado abaixo:

Configuração de notificações agrupadas

Nas configurações de notificações agrupadas, o campo Processo será preenchido conforme previamente selecionado ou é possível realizar a busca manualmente por um outro processo.

O campo Descrição é opcional e se refere a mensagem do e-mail.

Adicionando grupos

Adicionar grupos é importante para decidir os usuários a notificar. Adicione um grupo utilizando o botão Adicionar e preenchendo as informações necessárias.

Ao adicionar um novo grupo será necessário preencher quatro campos obrigatórios:

  • Grupo: grupo a ser adicionado para receber a notificação.
  • Notificar pendência: notificar caso tenha apenas pendências.
  • Dias antes de expirar: quantos dias antes da expiração a notificação deve ser enviada. Valores aceitos:
    • 0 — não é considerado um critério para enviar a notificação, mas caso envie, notificará as tarefas que expiram em 24 horas (Abre as que expiram em 24 horas na central de tarefas).
    • 1 — considera como critério de envio, envia a notificação em 24 horas, comportamento padrão (Ao clicar abre as que expiram em 24 horas na Central de Tarefas).
    • 2 ou mais — considera como critério de envio, conta os dias adicionados no contador de Expiram em x dias. (Ao clicar abre as configurações pendentes).
  • Dias após expirar: Quantos dias após a expiração a notificação deve ser enviada. Valores aceitos:
    • 0 não é considerado um critério para enviar a notificação e conta todas as tarefas expiradas.
    • 1 ou mais considera um critério para enviar a notificação e conta todas as tarefas expiradas com o máximo de dias configurado. (ao clicar a tela de expiradas será exibida)

É possível também, através do botão Ações, editar ou excluir um determinado grupo:

No caso de um usuário pertencer a mais de um grupo, os maiores valores de dias antes de expirar e dias após expirar prevalecem para critério de envio.

Este artigo foi útil para você?