BPM

Tratamento de tarefas em lote

270 views 11/10/2019 14/09/2020 tiagoboeing 2

O recurso de tarefas em lote facilita o tratamento de suas pendências, sendo possível realizar ações sem a necessidade de acessá-las individualmente. Esta funcionalidade é focada em permitir a tomada de múltiplas decisões com base nas informações apresentadas pelas variáveis de processo na tarefa. É necessário ativar Tratamento em lote na etapa do processo desejada.

Funcionalidade disponível apenas para processos BPM

Interface

A interface segue o padrão das demais funcionalidades da Central de Tarefas. Quando ativado o tratamento em lote, as tarefas conterão uma caixa de seleção logo à esquerda (checkbox). Não é possível alterar a forma de agrupamento por etapa das tarefas, as demais funcionalidades do filtro personalizado estarão disponíveis.

  • Cada grupo exibe as primeiras cinco tarefas, após esta quantidade a opção ver mais estará visível;
  • Ao ativar o modo selecionar todas e clicar em ver mais as tarefas carregadas serão marcadas automaticamente;

Simulando processo em que há tomada de decisão, entre a Etapa 1 e Etapa 2 é possível aprovar ou reprovar.

Visibilidade da decisão ao tratar a etapa

Configurando o processo

Antes de ativar o tratamento em lote para determinada etapa do processo é importante verificar que a mesma não necessita de informações adicionais no formulário (campos obrigatórios). Nem toda etapa é elegível para tratamento em lote, no cenário em que há campos obrigatórios ocorrerá Erro ao tratar durante a execução.

Cenário em que o tratamento em lote não será possível

No formulário acima, a Etapa 1 contém dois campos obrigatórios, nome e sobrenome, não será possível tratar em lote, necessitando ser acessada individualmente.

Ativando tratamento em lote

No menu da plataforma acesse:

  1. Senior X Platform › BPM › Processos;
  2. Edite o processo desejado;
  3. Na área de trabalho do processo clique em Fluxo;
  4. Localize a etapa desejada no modelador de fluxo e marque Tratamento em lote;
  5. Faça isto para todas as etapas desejadas e publique o processo.

Ativando tratamento em lote

Tratando em lote

  1. Certifique-se de estar no menu Tarefas;
  2. Ative o modo Tratamento em lote.

Localizando tratamento em lote

Processamento assíncrono

Como determinadas etapas podem necessitar de serviços externos ou outros processamentos assíncronos e é possível selecionar um número ilimitado de tarefas para tratar de uma só vez, o processamento será realizado de forma assíncrona, evitando bloqueio da interface. Significa que todas as tarefas serão adicionadas a uma fila e posteriormente processadas, ao pressionar o botão  Enviar a tarefa é retirada da lista.

Cenário de erro

Caso um serviço externo ou qualquer outra variável que influencie na decisão entre a etapa atual e a próxima falhe o status da tarefa ficará visível como “Erro ao tratar”, neste cenário é possível tentar novamente ou acessar a tarefa e tratá-la de forma individual.

Neste cenário um serviço externo respondeu com timeout.

Permissões

O tratamento de tarefas em lote estará visível para todos os clientes e usuários, independente dos recursos associados aos papéis.

Este artigo foi útil para você?